Gastronomia | 10/01/2018 - 11:05

Veja uma lista de oito ervas e temperos que podem deixar as suas refeições mais saudáveis

Fotos: Pixabay

Autor: Da Redação


Se você não está cozinhando com ervas frescas, está perdendo uma grande oportunidade de nutrientes fornecidos pela natureza. Mais do que dar gosto, ervas e temperos podem ser carregados com antioxidantes e minerais essenciais ao nosso corpo!

Veja uma lista de oito ervas/temperos que podem deixar as suas refeições mais saudáveis:

1. Capim-limão

Conhecida pela sua presença marcante em várias vertentes culinárias, o capim-limão não é apenas uma ótima adição às receitas, mas também é apreciado na medicina natural pela capacidade de aliviar a febre, cãibras musculares, estômagos e dores de cabeça. Ele é carregado com antioxidantes, uma das principais substâncias que combatem o surgimento de doenças degenerativas.

2. Salsinha

Duas colheres de sopa de salsinha fornecerão mais de 150% de sua necessidade diária de vitamina K, que desempenha um papel importante na coagulação do sangue, na formação adequada do osso e na função do fígado.

3. Orégano

Se for para escolher apenas uma erva na sua cozinha fique com orégano. Esta erva potente contém até 20 vezes mais antioxidantes do que outras ervas, em média. Pesquisas sugerem que uma colher de sopa de orégano fresco tem o mesmo poder antioxidante que uma maçã inteira.

4. Tomilho

Conhecido por ser uma das ervas medicinais mais comumente usadas, o tomilho não serve apenas para ficar no seu arsenal de medicamentos. Duas colheres de chá correspondem a quase 20% da sua necessidade diária de ferro. Ele também é rico em manganês, um mineral que aumenta a função cerebral e auxilia na formação saudável de osso, pele e cartilagem.

5. Alecrim

De acordo com pesquisadores da Universidade do Arkansas, da Universidade Estadual de Iowa e da Universidade do Estado do Kansas, cozinhar carnes com alecrim poderia baixar os níveis de HCAs ente 60 e 80%. HCAs são compostos que surgem quando carnes (vermelha e branca) são grelhadas. Esta substância tem sido associada a formação de cânceres.

6. Sálvia

Esta erva de sabor forte é uma potência antioxidante, ficando apenas atrás do orégano em nesta categoria. Além disso, a sálvia também tem propriedades que aumentam a capacidade do cérebro.

7. Hortelã

Mais do que apenas acompanhar um coquetel ou refrescar a respiração, a hortelã fica em terceiro lugar, atrás da sálvia e do orégano, em termos de conteúdo antioxidante.

8. Coentro

Ame ou odeie, essa planta é importante na eliminação de bactérias, principalmente as famosas salmonelas.

 

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