Saúde e Bem-Estar | 21/12/2017 - 14:26

O verão chegou! Veja uma lista de 5 cuidados com a saúde que não devem ser esquecidos na estação

Foto: Pixabay

Autor: Da Redação


Ele chegou! Para alegria de alguns e a tristeza de outros, hoje, dia 21 de dezembro, é marcado pelo início do verão, a estação mais quente do ano. Apesar de ser muito aguardado por várias das pessoas, é importante que os cuidados com a saúde por conta das altas temperaturas não seja esquecido. O GO! Guia de Orgânicos listou cinco cuidados com a saúde que precisam de atenção redobrada durante o verão:

1.Alimentação

É recomendado que o número de refeições no dia naõ seja baixo. Especialistas recomendam, inclusive, que o intervalo de tempo entre elas não passe muito de três horas. Dê preferência com alimentos leves, bem conservados e orgânicos, é claro. Com o calor, alimentos mal conservados tendem a levar uma maior proliferação de bactérias causadoras de infecções no intestino. 

2.Hidratação

Além de comer, não podemos esquecer, obviamente, de beber! Água e muita água! Nessa época a hidratação é claramente um ponto de atenção já que perdemos mais líquido do que o comum. O alerta maior é para as crianças que, por possuírem menor peso, são mais frágeis com relação à essa perda. É recomendado beber muito líquido, como água e sucos de fruta!

3.Exposição ao sol

A exposição exagerada aos raios solares pode provocar queimaduras na pele e insolação, gerando um mal-estar e até desmaios. Para fugir disso, o melhor a se fazer é evitar os horários de pico do sol, das 10 às 16 horas, ou das 11 às 17 horas no horário de verão, usar sempre o filtro solar (dê preferência a fórmulas naturais) e reforçá-lo a cada duas horas ou após o banho de mar ou piscina. Abrigar-se embaixo de guarda-sol e usar bonés e chapéus para proteção do rosto também são práticas que não podem faltar.

4.Atividades físicas

Com o calor excessivo, o coração e os pulmões esforçam-se mais e a temperatura do corpo aumenta e isso tem reflexo direto durante a prática de exercícios. No verão, esse aumento de temperatura é mais intenso e se não tomarmos os devidos cuidados pode ocorrer fraqueza, queda de pressão e mal-estar. Escolha os períodos do início da manhã e do final da tarde para a realização de atividades físicas, pois nessas horas as temperaturas já estão mais amenas e o sol menos intenso.

5.Cuidados com a melhor idade

O sistema cardiovascular dos idosos pode apresentar alguma falha devido à ação do tempo e a falta de líquido em dias mais quentes, em que há uma perda considerável de água e sais minerais, pode agravar esse quadro. Além disso, os idosos possuem um sistema imunológico mais vulnerável às doenças infecciosas do intestino, o que pode causar um mal-estar indesejado.

Por isso, beber água é fundamental, não só por conta dos efeitos passageiros dessa desidratação (mal-estar e náuseas), mas principalmente para o não agravamento de doenças cardiovasculares e hipertensão.

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