Agricultura | 22/01/2018 - 10:15

Já pensou em fazer a sua horta orgânica? Aprenda sobre inseticidas naturais

Foto: Pixabay

Autor: Da Redação


Você já tentou fazer a sua própria horta orgânica no quintal de casa? As tentativas não deram muito certo? É comum, insetos e outras 'pragas' acabarem atrapalham o desenvolvimento da sua horta. E como queremos um método sustentável e orgânico de produção, é claro que não devemos aplicar venenos e tóxicos nas nossas plantas. 

Dessa forma, a solução passa a ser encontrar inseticidas naturais e medidas simples que podem facilmente proteger as culturas. Veja algumas delas:

Cuide do seu solo

Pense em utilizar uma cobertura morta em seu solo. A cobertura morta nada mais é do que qualquer resíduo vegetal depositado sobre a terra. Ela vai alimentar as plantas, as minhocas, micróbios e outras espécies de vida no solo além de conservar a umidade. Restos de poda, restos de grama, cascas de pinho, serragem e musgos são alguns exemplos.

Outra dica valiosa é desinfetar sempre as suas ferramentas de jardinagem e retirar as plantas fracas. Atrair joaninhas e louva-deus para o ambiente da sua horta vai ajudar a controlar as 'pragas' já que esses insetos são os predadores naturais delas.

Insteticidas naturais

Caso os métodos preventivos citados no tópico anterior não sejam o suficiente. Veja como se livrar das seguintes pragas e insetos.

Vaquinhas: Aplique azeite de andiroba.

Lesmas: Óleo de citrus. Caracóis podem ser afastados com cascas de ovos trituradas e colocadas envolta da planta. O método também funciona com lagartas.

Formigas: Pulverize chá de hortelã. Óleo de citrus também é eficaz.

Lagarta da maçã: Solução de alho preparada com sabão e óleo mineral. Extrato pirolenhoso também é efetivo contra lagartas em geral.

Pulgões: Faça cravo-de-defunto em um caldo e aplique nas plantas. Uma solução de alho preparada com sabão e óleo mineral também é uma boa alternativa.

Brocas: Solução de alho preparada com sabão e óleo mineral.

Moscas: Extrato pirolenhoso ou óleo de eucalipto.

Baratas: Óleo de citrus.

Crisântemo e óleo de neem

Os dois são eficazes contra centenas de espécies de insetos!

Gostaria de ter uma horta orgânica mas não tem espaço?

Veja essa dica!

Voltar